Início > Desafio Literário, Esporte e saúde, Literatura > Livro: Jogadas da vida, de Julio César de Souza

Livro: Jogadas da vida, de Julio César de Souza

Sinopse

O livro expõe a vencedora trajetória de vida do ex-jogador de futebol Júlio César, que iniciou sua carreira no Corinthians, na época da Democracia Corinthiana. Aos 19 anos, já era bicampeão paulista de 1982-83. Passou por vários clubes do Brasil antes de Jogar na Europa, onde ficou por dois anos. Encerrou a carreira como atleta e foi trabalhar como representante comercial, carreira na qual também obteve sucesso, mesmo já apresentando sinais de surdez. Após ficar completamente surdo, voltou aos gramados, agora como educador de crianças surdas pelo esporte. Desenvolveu um projeto educacional único no Brasil que já beneficiou milhares de crianças surdas tomando-o como exemplo de vida.

Resenha

Algo importante a ser dito sobre esse livro logo de cara é que não se trata de um livro sobre futebol, ou melhor, não se trata apenas de um livro sobre futebol. Acima de tudo é um livro que narra a trajetória de uma pessoa que teve tudo pra dar errado, ou, que teve todas as oportunidades que se possa imaginar para ter desistido de seus objetivos, no entanto, escolheu sempre continuar. Seu nascimento por si só foi sua primeira batalha, e também seu primeiro lance de sorte (se é que se pode dizer isso, já que algo relacionado ao seu nascimento marcaria sua vida no futuro), já que a gravidez de sua mãe foi considerada uma gravidez de risco e foi recomendado que ela fizesse o aborto. A partir daí começa a trajetória vitoriosa, mas não sem muita luta, de Julio César de Souza, que é tão bem contada nesse livro.

O livro é escrito em primeira pessoa e apenas em alguns momentos Júlio César nos conta sua história na terceira pessoa, dando um tom de romance à sua narrativa. Ele começa contanto sua trajetória desde antes de seu nascimento quando seus pais ainda moravam no Chile, o que nos ajuda a compreender a personalidade deles e como ela o influenciaria. Toda a história é contada em paralelo com o cenário do futebol da época, nos dando a entender como sua trajetória estaria ligada intimamente com esse esporte. O livro também nos mostra a difícil trajetória de um jogador profissional desde o fim dos anos 70 até o início dos anos 90, esvaindo quase que por completo aquele glamour que nosso inconsciente coletivo parece gostar de acreditar que exista no futebol. O livro segue contanto a história de Júlio César até o fim de sua carreira como jogador profissional, o início de uma nova vida profissional, o desenvolvimento de sua surdez chegando até nos levar ao momento mais importante do livro (minha opinião, claro) que foi o desenvolvimento de um projeto pioneiro de inclusão social aos portadores de deficiência auditiva através do esporte.

Jogadas da Vida é um livro que acerta logo em sua introdução contando com uma belíssima apresentação do antigo locutor esportivo e apresentador Osmar Santos. Além dele outros nomes famosos no futebol também marcam presença com depoimentos emocionantes, como é o caso de Zé Maria, Leivinha, Joaquim Grava, Coutinho, entre outros. Embora se trate de uma biografia Jogadas da Vida também se enquadra como livro de autoajuda, mas isso não é chega ser um problema. Em momento algum o livro tenta ser um guia definitivo sobre como superar adversidades e não apresenta também nenhuma receita de bolo de como fazê-lo. A história de Júlio César serve como um exemplo de superação sem se cair para o piegas.

Osmar Santos - "Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha"

A parte mais emocionante do livro se dá no momento que Júlio César começa a apresentar todas as dificuldades que ele passou pra fazer acontecer seu projeto de inclusão social e quando ele nos dá um panorama das reais necessidades e dificuldades das pessoas com deficiência auditiva. Admito que o livro me ajudou a ter um panorama diferente das dificuldades passadas pelas pessoas surdas e a rever algumas posições que tinha quanto aos processos educacionais de maneira geral.

A razão que me levou a escolher essa leitura é que pude conhecer Júlio Cesar através de uma palestra  que ele ministrou em Sorocaba e que eu estava presente. Fiquei muito curioso pra saber  mais sobre aquele homem surdo que jogou pelo meu Corinthians, que conseguiu construir uma carreira bem sucedida longe do futebol e que se transformou, além de um educador ,  num palestrante de primeira.

Jogadas da Vida é um livro que merece muito ser lido, seja por nos apresentar uma época em que o futebol era completamente diferente de hoje em dia, seja pelo exemplo de superação, ou pelo incrível trabalho que ele foi capaz de realizar como ex-jogador e que pode beneficiar mais de três mil crianças e adolescentes diretamente através de seus projetos sociais. De tudo que Júlio César de Souza fez o mais importante trabalho realizado por ele foi o de ter escolhido fazer a diferença para milhares de pessoas.

Pra saber mais:

Instituto Jogadas da Vida: http://www.jogadasdavida.com.br/instituto.php

Esse post faz parte do Desafio Literário 2011 e o tema para o mês de fevereiro é biografia e memórias.

Anúncios
  1. 22/02/2011 às 14:24

    Não sou corintiana (meu pai era), não entendo de futebol e não sou surda, mas após ler sua resenha fiquei com uma enorme vontade de ler esse livro.
    abs
    Jussara

    • icekilmer
      22/02/2011 às 17:09

      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, e lamento que você não tenha puxado a seu pai (pelo menos quanto ao time). 😉
      Obrigado pela visita.

  2. 25/02/2011 às 15:22

    O bacana é notar que a história de vida o jogador não se encerra no futebol, mas se amplia em outros campos da vida. Ótima escolha!

    • 28/04/2011 às 23:45

      Vivi.

      O futebol me deu um pouco de notoriedade e respeito para que o verdadeiro trabalho e minha missão se iniciasse a partir dele.
      Estou agora lançando um Instituto Jogadas da vida, para criar desenvolvimento e esporte paraolímpico a pessoas com deficiência. Estamos neste trabalho, eu, osmar santos, dentinho(Corinthians), Dr Joaquim Grava, Dr Osmar de Oliveira, Zé maria, Leivinha, Félix, Xandó ( volei), entre outros famosos.

      Bj

      Julio

  3. Mi Müller
    01/03/2011 às 10:30

    Nossa que história de vida mais interessante, tua resenha me deixou com vontade de conhecer mais sobre este ilustre desconhecido. Parabéns pela excelente qualidade do texto.
    estrelinhas coloridas…

  4. REGINALDO SILVA
    07/04/2011 às 02:04

    Olá, hj tive a honra de assistir sua palestra e ver a sua superação de vencer novas desafios, tenho orgulho em poder ver ao vivo toda essa história de vida de uma pessoa, que só pelo fato de ter nascido já conquistou uma vitória e ai todas as outras vitórias e conquistas, que como vc mesmo disse, não foram coincidências e sim presentes de DEUS para uma pessoa que sempre teve vontade de vencer na vida, um abraço e que vc continue assim levando essa mensagem positiva que todos nós seres humanos tem que ter…”que é a de sempre agradecer a DEUS por tudo que ele nos oferece, basta sabermos aproveitar da melhor maneira possivel”.

    • icekilmer
      17/04/2011 às 09:12

      Só pra que não haja nenhum equívoco, eu não sou o Júlio César. Assim como você eu assisti a uma de suas palestras e fiquei interessado em ler o livro. Essas são apenas as minhas impressões quanto ao livro, nada mais.
      Você pode entrar em contato com o Júlio César através do site http://www.jogadasdavida.com.br. Eu tenho o e-mail dele comigo, passo pra você assim que possível direto no seu e-mail ok?

      Abraços!

  5. 28/04/2011 às 23:42

    Quero agradecer a meu querido amigo pelas sua forma de ver minha história e principalmente a forma que eu quis passar no livro. Muitos me chamam de iluminado mas somos nós que escolhemos ser ou não os escolhidos. deus é pai de todos e cada filho tem oportunidade de servir sempre, seja com grandes ou pequenas ações, pois isso não faz diferença. A única coisa que faz diferença é o AMOR com o qual se faz.
    Obrigado a todos pela forma carinhosa que escrevem e se quiserem adquirir um livro ou DVD da minha palestra, entrem em contato que eu envio com uma dedicatória.

    Que Deus nos abençõe a todos

    Julio Cesar

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: