Início > Fotografia > Olympus – The PEN Story

Olympus – The PEN Story

Olympus-pen

The Pen Story é um vídeo que comemora os 50 anos do surgimento da histórica Olympus PEN e marca também o re-lançamento da lendária câmera utilizando agora as tecnologias atuais e contando com novos recursos.

O vídeo em questão já é bem famoso na internet, mas ainda assim eu resolvi escrever um pouco sobre ele porque eu achei ele realmente incrível. A primeira coisa a se notar é que o vídeo é uma animação feita através da técnica stop motion e contou com 60000 fotografias para a realização desse video de pouco mais que 3 minutos.

Pra mim essa nem é a grande sacada do vídeo, o que torna esse vídeo simplesmente fantástico é que ele nos traz aquela nostalgia sobre o papel da fotografia em nossas vidas, desde nossa infância e nos seguindo por toda a nossa vida registrando eventos marcantes, pessoas que conhecemos, amigos, familia, etc.

pop14_tripEu sempre gostei muito de fotografia, sempre gostei de registrar a reação das pessoas e de ter o registro de momentos e pessoas especiais que conhecei e acho que essa minha paixão por fotografias tem a ver com minha primeira câmera fotográfica que é uma Olympus Trip 35 (1968) que é da mesma familia da PEN. Essa câmera na verdade era da minha mãe e ela sempre teve um papel muito importante na nossa história, essa câmera já existia antes de eu nascer (não sou tão velho né), ela estava lá no casamento da minha mãe, quando éramos crianças, quando meus pais mudaram para nosso antigo apartamento, etc.

Hoje essa minha câmera está obsoleta, mas pra mim ela é muito mais que uma câmera fotográfica, eu a vejo como uma relíquia, é um tesouro pessoal muito importante pra mim. Com ela eu tirei fotos de pessoas que foram importantes, momentos que foram marcantes, pessoas que eu não vejo mais ou que nunca pude conhecer como a minha avó materna.

Particularmente eu me sinto muito satisfeito por ter tantos momentos registrados por máquinas como essas, por tantas pessoas fazerem parte do álbum de fotografias que compõe a minha vida e também por saber que eu também posso ter feito parte do álbum de outras tantas pessoas.

Caso você tenha gostado da música do vídeo pode baixá-la aqui.

Para visitar o site oficial e conhecer um pouco mais sobre a história  da máquina acesse o seguinte endereço: http://www.olympus.eu/penstory/

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

