Início > Filmes, Responsabilidade social e sustentabilidade > HOME – O mundo é a nossa casa

HOME – O mundo é a nossa casa

Home - Poster Lançado dia 5 de junho (dia mundial do meio ambiente) em mais de 50 países e simultaneamente nos cinemas, DVD e no YouTube, Home é um documentário audacioso do jornalista, fotografo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Esse projeto levou 18 meses para ser concluído, contou com aproximadamente 488 horas gravação imagens mundo todo e só foi possível sua realização devido a colaboração do Grupo PPR. Home nos trás novamente a discussão sobre o aquecimento global e nos mostra como o nosso modo de vida consumista está acabando com o planeta onde vivemos, nossa casa, e nos faz perceber que nunca o planeta sofreu tantas mudanças em toda a história da humanidade como nos últimos 50 anos.

Mas depois de filmes como Uma verdade inconveniente (excelente por sinal) o que mais poderia ser dito a respeito desse assunto? A resposta é – MUITA COISA! O grande diferencial desse filme é a visão do Yann que ficou conhecido pelo trabalho A Terra vista de céu, com uma coleção de imagens surpreendente e a forma como o documentário corre. Esse filme não traz gráficos informativos ou dados e fatos sobre o aquecimento global em números o tempo todo e diferente do filme do Al Gore, Home, não tem um enfoque político, nele o foco somos nós, sobre o que nós, pessoas comuns, estamos fazendo com nosso planeta. Home começa sua história do princípio, nos mostrando (ou nos fazendo imaginar) como que se deu a vida na Terra ao longo de seus 4 bilhões de anos, nos mostra como tudo na natureza possui um equilíbrio e como isso se dá e como nós gradativamente passamos a consumir todos os recursos do planeta.

Apesar de toda a destruição causada por nós que o filme nos mostra e nos trazer previsões bem pessimistas quanto ao futuro da humanidade nos próximos 10 anos ainda assim ele tem uma mensagem muito esperançosa com relação ao futuro, mas pra isso temos que mudar nossos hábitos imediatamente e não ficarmos dependendo eternamente dos nossos governantes, assim como na natureza nossas ações estão interligadas e o pouco que cada um de noz fizermos quando somado pode ser determinante para minimizar os efeitos do aquecimento global para as gerações futuras.

Em tempos que se comemora 40 anos da viagem do homem a lua e com novas viagens tripuladas sendo planejadas tanto para a lua como para outros planetas, talvez alguns pensem que o objetivo dos programas espaciais seja a colonização de outros planetas, mas mesmo a ficção já sabe que Terra só existe uma e que se nós quisermos ter onde morar é melhor cuidarmos bem do local onde vivemos.

Deixo aqui a sugestão desse filme, veja no YouTube, vá a locadora ou eu mesmo posso passar um link para download do filme, mas não deixem de assistir e refletir sobre como podemos começar a mudar esse cenário.

Site oficial do projeto: http://www.home-2009.com
Canal do YouTube exclusivo ao projeto: http://www.youtube.com/homeproject

PS: Queria colocar uma galeria de imagens aqui, mas ia ficar muito ruim, por isso vejam o trailer.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: