Início > 101 coisas em 1001 dias > 101 coisas 1001 dias: Exclusões, alterações e andamento

101 coisas 1001 dias: Exclusões, alterações e andamento

Quando comecei com esse blog meu primeiro post pode ser considerado o post sobre o projeto “101 coisas em 1001 dias”. Desde então já se passou 43 dias e até hoje eu não havia feito mais nenhum comentário a respeito dele e isso poderia representar várias coisas, mas no meu caso representa um problema, na verdade tenho dois! O primeiro deles é que eu estou atrasado com relação a algumas atividades que me propus a fazer e o outro problema é que eu me vi forçado a realizar uma alteração no escopo desse projeto, sendo assim vou cancelar uma atividade em troca de outra e algumas serão alteradas. Normalmente alterações no escopo devem ser evitadas porque isso pode mudar completamente um projeto, dependendo do nível das mudanças às vezes nós temos outro projeto completamente novo, no meu caso são alterações pequenas e isso não chega a ser um problema, mas pode ser que eu tenha que realizar alterações futuras se quiser cumprir com o objetivo de realizar as 101 tarefas no intervalo de 1001 dias, por isso devo tomar um cuidado maior daqui pra frente.

Com relação ao andamento do projeto (como disse antes, estou atrasado) eu já havia definido publicar ao fim de cada 3 meses de projeto uma espécie de relatório de desempenho, meu problema é só definir qual o melhor formato de apresentar o andamento do projeto já que o que serve pra mim não vai servir pra vocês. De qualquer forma quanto a isso eu estou tranqüilo.

A seguir estão as exclusões, alterações e atualizações realizadas na minha lista.

Exclusões

  • Ler os clássicos

Esse item eu optei pela exclusão porque eu já tenho outra tarefa similar que é a de “Ler 30 livros” (que também sofreu alteração), dessa forma uma tarefa me ajudaria a cumprir a outra a vice-versa. Não que isso seja errado, tenho outras tarefas que complementam a realização das outras, mas essa por si só era muito simples. Também não queria ter que fazer uma relação de livros que eu pretendo ler, existe pelo menos uma centena de clássicos da literatura, são vários autores, então removi e os clássicos que eu ler nesse período vai me ajudar concluir minha outra tarefa.

Alterações

  • De Ler 30 livros para Ler 40 livros

A razão para essa alteração está no motivo da exclusão da tarefa Ler os clássicos, eu ainda pretendo ler livros clássicos então eu resolvi embutir nessa tarefa. Com relação a alteração na quantidade de livros a serem lidos nesse período eu resolvi rever essa meta com base numa analise simples de 3 pontos (pessimista, otimista e mais provável) então cheguei nesse valor. Ler 40 livros é mais desafiador e também permite que eu leia os livros que eu já havia pensado em ler com a liberdade de poder adicionar clássicos da literatura nessa relação.

  • De Comprar camiseta comemorativa do Corinthians (Centenário e Paulista 2009) para Comprar novas camisetas do Corinthians (centenário +1)

Com relação a essa tarefa a alteração se deu no critério de aceitação, eu queria porque queria a camiseta comemorativa do título paulista de 2009, mas até hoje eu não consegui comprar porque desde a pré-venda ela já estava esgotada. Eu devia ter levado isso em consideração quando defini como critério de aceitação para essa tarefa, mas sabe aquele negócio de “a esperança é a última que morre”, pois é. Nesse caso eu pretendo adquirir a camiseta do centenário (lógico) e mais uma outra camisa qualquer, comemorativa ou não, desde que seja uma camisa oficial.

  • De Rever alguns amigos da minha infância e adolescência para Rever pelos menos 3 pessoas que eu não tenho mais contato.

Esse item eu pensei em remover (tenho meus motivos pra isso) e confesso que por pouco mesmo eu não tiro ele daqui, mas pensei um pouco melhor e resolvi deixar. A mudança nesse caso foi que eu aumentei minhas opções, não deixando restrito apenas a pessoas que eu conheci durante infância e adolescência. O tempo não é determinante para definir quão amigo você é de uma pessoa e não é porque eu conheço algumas pessoas a mais tempo que isso queria dizer que são mais amigas que outras. Todo mundo muda, eu não sou a mesma pessoa que eu era a 10 ou 20 anos assim como meus amigos também não são. O mesmo vale para as pessoas que conheci em tempos recentes, às vezes num curto espaço de tempo temos experiências tão intensas que valem por uma vida inteira e isso não é menor que 15 ou 20 anos de amizade. O fato é que perdi o contato com muitas pessoas e eu sou o tipo de pessoa que deixa o passado onde é o lugar dele no passado, então mantendo essa tarefa eu me forço a uma mudança de postura.

  • De Converter para DVD minhas séries e filmes preferidos para Converter para DVD algumas das minhas séries e filmes

Esse aqui não tinha problema nenhum, só estava mal escrito. “Minhas séries e filmes favoritos” são muita coisa e essa tarefa envolve apenas alguns filmes e séries que eu tenho no computador e que eu vou passar para DVD, só isso.

Na corda bamba

  • Fazer uma apresentação em público que não seja apenas para a minha classe
  • Acumular às 4500 horas necessárias para que eu possa fazer o exame de certificação PMP

Aqui eu tenho um problema, na verdade dois, porque esses eu não sei se vou conseguir executar e não sei se excluo, se modifico, etc. O primeiro está muito pouco claro, a idéia é fazer uma apresentação em público de algum assunto de relevância acadêmica ou profissional e ai que mora o problema, porque academicamente eu sempre vou fazer uma apresentação para a minha turma e profissionalmente sempre para os meus colegas de trabalho. Então eu tenho duas opções ou dou aula de qualquer coisa ou viro palestrante e não sei se é bem isso que eu quero então tenho que tratar com carinho esse ponto. O segundo está muito bem claro e definido, mas eu tenho alguns problemas pra resolver nesse caso. Pelas minhas contas eu tenho aproximadamente 2000 horas em projetos, mas não sei como comprovar visto que não documentávamos nada e hoje como antes eu não atuava exclusivamente com projetos. Dessa forma eu não sei se deixo pra lá e tento acumular todas às 4500 horas (independente das outras 2000) e também tenho que me preocupar numa forma de acumular um bom volume de horas num curto espaço de tempo, o que é difícil quando você não trabalha só com projetos. Nesse caso as duas tarefas permanecerão, mas eu preciso tomar o cuidado de estabelecer critérios claros de aceitação para primeira, bem como definir melhor a tarefa, e tratar com muito cuidado e atenção a segunda.

Novas tarefas

É uma matemática simples, se o projeto envolve 101 tarefas e eu excluo uma então eu preciso de mais uma pra ficar no lugar da outra. Pois é, sabe que eu esqueci qual é a tarefa que eu ia colocar no lugar da outra? Eu e minha mania de não anotar algumas coisas… Na verdade eu acho que fiquei na dúvida quanto a que tarefa colocar, não quero colocar qualquer coisa ao mesmo tempo eu não quero arrumar pra cabeça com algo super complexo, então vou deixar em aberto, ao menos por enquanto. Quem sabe assim eu lembro.

Enquanto houver essa brecha eu aceito sugestões o que acham?

PS: Não se preocupe Si eu pretendo ir ao PUB num periodo muito inferior a 1001 dias.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

