Início > 101 coisas em 1001 dias > Projeto: 101 coisas em 1001 dias

Projeto: 101 coisas em 1001 dias

Quando eu começava a pensar em fazer um blog, a mais ou menos três anos atrás, eu vi no site uma uma grande amiga minha uma idéia que particularmente havia me chamado muito a atenção. A idéia em questão consistia no desenvolvimento de 101 objetivos que deveriam ser cumpridos até o final de 1001 dias.

Achei a idéia bárbara e muito criativa então eu comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que esse é um projeto que começou em blogs norte americanos e que foi adaptado pela primeira vez para o português pela Patrícia Muller do blog Sinestesia.

Na minha visão o princípio básico desse projeto é mostrar aqueles que aderem a essa idéia que é possível atingirmos qualquer objetivo quando nos empenhamos pra isso e quando definimos metas claras a serem seguidas. Afinal de contas quantas não foram as coisas que deixamos de fazer porque simplesmente deixamos elas largadas ao vento na forma de uma palavra dita, ou porque não demos um corpo a ela deixando-a somente como uma idéia ou até mesmo por não acharmos ser possível porque qualquer razão que seja.

Fiquei com essa idéia na cabeça durante algum tempo, ora ela vinha, ora ia embora, mas sempre esteve ali, rondando meus pensamentos, então agora eu resolvi também aderir a esse projeto e estabelecer metas claras e bem definidas, mensuráveis e coloca-las para acontecer no prazo proposto.

Abaixo deixo algumas considerações que fiz sobre esse tema:

Sobre minhas metas e objetivo com o projeto

Procurei traçar metas realistas balanceando com coisas que eu preciso fazer, que eu quero fazer, que eu gostaria de fazer e que podem ser simplesmente divertidas se acontecerem. Por traz dessa lista de tarefas está o propósito de cultivar o hábito do planejamento a médio e longo prazo dentro de minha vida pessoal. Nós como brasileiros culturalmente não temos o hábito de planejamento, normalmente somos mais reativos e temos o hábito do “sair fazendo”. Lembro de um podcast do Ricardo Vargas que ouvi uma vez no qual ele fez um paralelo entre um Gerente de Projetos e um jogador de futebol (no caso o Romário), no qual ele dizia que o Romário era um bom jogador de bola porque quando ele não estava em campo defendendo o clube dele ele estava jogando bola porque ele gostava e os gerentes de projeto mais comuns só aplicam as técnicas de gerenciamento de projetos enquanto estão em ambiente profissional e quando estão fora desse ambiente são como a maioria das pessoas, simplesmente não planejam.

Estratégia para atingir os objetivos

Uma coisa eu posso dizer com certeza eu vou cumprir todos os meus objetivos ao final desse período e se posso dizer também outra coisa é que provavelmente muita coisa não vai acontecer da forma como eu tiver planejado.

Tenho formação em Gerenciamento de Projetos (PMI) e tenho também uma bagagem profissional que me dá a experiência necessária para não repetir erros que prejudicam ou que prejudicaram outras pessoas que também aderiram a esse projeto e como disse antes é justamente por isso que eu sei que não será fácil, nesse caso as palavras de ordem são DISCIPLINA e PLANEJAMENTO. Algumas das tarefas não demandam grande esforço (como comprar um sorvete da Häagen-Dasz no meu caso), porém outras necessitarão de um conjunto de ações que me permitam chegar ao meu objetivo (correr a São Silvestre, por exemplo). Algumas dessas tarefas eu posso fazer em qualquer momento desses 1001 dias outras possuem janelas específicas e se eu não me preparar com certeza eu não irei cumprir esses objetivos, por isso eu já tenho os objetivos priorizados e categorizados; eu sei quais são os de curto prazo, os de médio prazo e os de longo prazo; sei quais eu irei executar no começo, meio ou fim do projeto; também tenho uma estimativa de quanto esse projeto todo vai me custar e gerenciar os recursos financeiros é muito importante para conseguir atingir os objetivos.

Considerações finais

O projeto (poderíamos considerá-lo até um programa) por si só é um ótimo desafio e não será fácil cumpri-lo, por isso vou monitorar o andamento dele e divulgar aqui seus êxitos e fracassos. Algumas metas podem mudar (ta coçando pra mudar uma ou outra viu) e a variável mais importante aqui é a variável tempo que é imutável e apesar de parecer que é muito tempo, pouco mais de dois anos e meio, esse tempo passa voando por isso é necessário muito cuidado! É importante não esmorecer e empenhar um nível mínimo de esforço para a realização de todas as tarefas como resultado de planejamento e não porque o mundo simplesmente conspirou de forma favorável. Sorte é bom, mas não dá pra contar com ela sempre.

Não pretendo guiar meus objetivos de vida através dessa lista, tenho outras necessidades e planos que não coloquei aqui e que com certeza irei realizar nesse periodo e eu acho que ai é que está a graça disso tudo. Em qualquer projeto temos sempre que lidar com situações que não fazem parte do projeto e essas situações podem influenciar bastante o andamento do próprio projeto. Sempre existirão obrigações profissionais, acadêmicas, família, amigos, relacionamentos e mais um monte de outros fatores por isso é tão importante tomar cuidado de termos disciplina para cumprir com o plano.

Esse post termina aqui e acho que pra começar esse blog já está ótimo!

PS: Para acessar minha lista aqui

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

