Início > Desafio Literário, Literatura > Livro: A ilha perdida, de Maria José Dupré

Livro: A ilha perdida, de Maria José Dupré

Sinopse

Descobrir o mistério da ilha perdida. Era esse o ousado projeto dos irmãos Henrique e Eduardo. Porém, quando mal começava sua excursão, depois de atravessar o rio, os dois se viram tão perdidos quanto a própria ilha em que se encontravam. Que surpresas se escondiam por trás da densa mata que recobria toda a paisagem? Quem seria Simão, o solitário e enigmático habitante da ilha, que separou os dois meninos, levando Henrique para sua caverna? E, afinal, Henrique era um hóspede ou um prisioneiro?

Venha se perder nessa ilha fantástica de emoção e magia.

 

Resenha

Se para a primeira postagem do Desafio Literário 2011 eu escolhi um livro infanto-juvenil que tivesse cara de livro adulto, dessa vez o critério que adotei foi a simples nostalgia. Acho que muitos, assim como eu, tiveram contato ainda durante a infância, ou início da pré-adolescência, com a famosa Série Vagalume. Era difícil encontrar alguém, algum vizinho, amigo ou parente, que não tivesse lido pelo menos um livro da série, ou mesmo, lido um dos livros como trabalho de escola já que a serie foi amplamente divulgada e recomendada na rede pública de meados dos anos 70 (por isso o Vagalume é um Hipponga na maioria dos livros) até início dos anos 90. Por essa razão escolhi como 2ª leitura um livro que me fizesse lembrar, um pouco, essa época.

Indo direto ao ponto A ilha perdida é uma fábula que procura nos alertar quanto à importância de sermos respeitosos com a natureza e com os animais, preservando e protegendo, isso é deixado bem claro ao longo da estória. A trama envolve elementos que faziam a cabeça da maioria das crianças de tempos atrás (bom, pelo menos a minha e a da maioria das pessoas que eu conhecia) como aventura, mistério, piratas (não aparece nenhum na estória, mas pelo menos pra mim era automática a associação, ilha era sinônimo para piratas e tesouro), Tarzan ou Mogli o menino lobo. Além disso, o livro é bem despretensioso e dotado de grande inocência, alguns eventos são completamente inverossímeis, mas não chega a comprometer o livro já que o que nos parece absurdo pra uma criança é o que deve parecer fantástico.

A ilha perdida é um livro simples com o claro objetivo de divertir e passar uma mensagem positiva e educativa em seu desfecho. A linguagem do livro é muito clara e direta, não existem rodeios e tudo acontece muito rápido o que acaba dando ritmo e ajuda a prender a atenção na leitura permitindo que ele seja lido em algumas poucas horas. Por fim, trata-se de um ótimo livro pra ser lido por qualquer criança e funciona muito bem como porta de entrada para a literatura.

Esse post faz parte do Desafio Literário 2011 e o tema para o mês de janeiro é literatura infanto-juvenil.

  1. 14/01/2011 às 22:13

    Nossa, esse foi o primeiro livro da série vagalume que eu li !! Ele é o responsável por eu ter devorado quase a série inteira… :D

    Mais uma vez o desafio trazendo momento nostalgico.. ai, ai…

    Parabéns pela resenha…

    Beijos

    • icekilmer
      16/01/2011 às 12:43

      Obrigado pelos comentários e mais uma vez pela sua visita.

  2. Rê Lima
    14/01/2011 às 22:32

    Momento nostalgia total! Quanta saudade!
    Eu era fã dos livros da série vagalume. E a ilha perdida era um dos preferidos.
    Parabéns pela escolha da obra, pela resenha e por nos fazer lembrar de momentos tão agradáveis.

    Abs, Rê

    • icekilmer
      16/01/2011 às 12:42

      Nossa… fico feliz por saber que me intuito foi alcançado. Eu resolvi ler esse livro também para me redimir, eram tantos os livros que fazem parte da série vagalume e sempre me incomodou ter lido tão poucos. Quem sabe agora eu recupere um pouco o tempo perdido não é mesmo?
      Obrigado pela visita, abraços!

  3. 14/01/2011 às 23:09

    Fiquei com vontade de ler também! Boa resenha!

    Abraços, Iza

    • icekilmer
      16/01/2011 às 12:39

      Obrigado pela visita e fico feliz que tenha gostado.

      Abraços!

  4. 16/01/2011 às 18:58

    Eu li muitos livros da serie vagalume. Sao bem legais!!!! Boa escolha.

  5. 16/01/2011 às 23:37

    Tenho esse livro até hoje! Também foi um dos primeiros que li dessa série inesquecível. Livros para crianças devem ser mesmo um passaporte para a sua imaginação correr livre. E essa série cumpre esse papel pra lá de divertido.

    Mais uma vez, ótima participação!

    Bjs

  6. 17/01/2011 às 19:29

    Ótima resenha! Tenho ótimas lembranças da coleção vaga-lume! Além dos livros que li da quinta à oitava série, lembro de ler os livros que minhas irmãs mais velhas tinham que ler. “A Ilha Perdida” foi um deles – aliás, foi o primeiro livro que li na minha vida! É uma ótima recomendação mesmo!
    Beijos!

  7. 18/01/2011 às 14:37

    Que bacana essa escolha! Também sou uma das que ficaram nostálgicas ao lembrar da infância e da leitura deste livro. Gosto muito das suas resenhas.
    Abraço

    • icekilmer
      20/01/2011 às 07:43

      Muito obrigado pelo elogio e agradeço também pela visita

  8. 21/01/2011 às 09:09

    Este foi um dos primeiros livros da série Vagalume que li, tenho até hoje e adoro!

  9. duda
    17/02/2011 às 14:29

    gente eu tenho esse livro eu adorei muito legal ela Maria Jose Dupré você esta de parabens

  10. Lucilia
    29/06/2011 às 21:15

    Parabéns pela escolha! A Ilha Perdida é simplesmente maravilhoso! lembre-me de minha adolescência, perdi a conta de quantas vezes li esse livro, que infelizmente foi emprestado e não foi devolvido, hj tenho uma filha de 09 anos e vou comprar outro exemplar para eu e ela lermos juntas…..

  11. 06/10/2011 às 11:09

    amei simplesmente eu usei esse resumo como o meu trabalho mas meu pai não deixou então li o livro e fiquei muito feliz esse livro é mesmo muito bom parabens ao destinatário que fez esse resumo que foi espetacular!grata
    Isabella,10 anos

    • icekilmer
      23/10/2011 às 13:05

      Nossa… que bom que seu pai não deixou então rs.
      Fico feliz que tenha gostado, obrigado.

  12. 05/11/2011 às 19:56

    Se hoje eu sou um romancista é graças a este livro. Foi o primeiro livro que li e resolvi, que daquele dia em diante iria escrever histórias tão lindas quanto a Ilha Perdida. Na época eu tinha 10 anos e aos 11 comecei a rascunhar alguma coisa.
    Então, Maria José Dupré foi que me deu o “bichinho” da literatura. Tudo de bom.

  13. lili
    17/11/2011 às 11:06

    nossa gostei mto desse livroo

    primeiro livro da série do vaga-lume qe eu lii …. :)

    é um ótimo livro para fazer trabalhoo de escolaa !!!!

    bjuss até maiss

  14. claudia carvalho
    22/02/2012 às 01:35

    EU TENHO MUITA VONTADE DE CONSEGUIR O LIVRO A ILHA PERDIDA. EMPRESTEI O MEU PRA ALGUÉM QUE NÃO ME LEMBRO E NUNCA MAIS ME DEVOLVERAM. TENHO MUITA VONTADE DE LER NOVAMENTE.

    • icekilmer
      27/02/2012 às 13:06

      Olá Claudia.

      Acredito que os livros da série vagalume tenham sido marcantes na vida de muitas pessoas, uma pena que você tenha “perdido” o seu. Bom eu tenho o livro para doar pra você, mas uma boa opção pra aquisição de livros antigos, ou nem tão antigos assim, é o Estante Virtual. Funciona como uma grande Sebo online, já achei vários livros lá, inclusive esse a partir de R$ 5,00.
      Vale a pena dar uma conferida.

  15. Mateus Souza
    28/02/2012 às 03:02

    eu peguei esse livro na biblioteca aqui da escola infelismente a minha memoria não é muito legal..então eu esqueci de ler tudo.. só li umas duas paginas..é felismente eu tenho um livro aqui em casa más não é a ilha perdida Acho que o titulo é : “Aventuras atraves do espelho´´ Não tenho certeza .

  16. Nézia Belizário
    18/02/2013 às 22:13

    Essa fábula é maravilhosa, parece q a gente viaja junto!!
    Nota 10 Maria José Dupré
    Farei um bom trabalho na faculdade.

  17. aline
    24/03/2013 às 00:09

    eu ameiii esse livro foi um trabalho escolar eu diverti nas aventuras desse livro dou parabéns para maria josé dupré

  18. Marcos Sergio Assis Sousa
    08/04/2013 às 15:17

    Este Livro me traz boas lembranças,quando vi pela primeira vez achei interessante más não Li ,que peguei a vontade pela Leitura e fui Ler e viajei na História , esses Livros faz muita falta hoje nas Escolas deveriam indicar mais e reeditalos .

  19. 07/10/2013 às 18:51

    adorei gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 102 outros seguidores

